Política

Principais Informações Políticas você encontra aqui.

 


 

11/12/2010 às 09:27
 

Justiça decreta prisão de suspeitos de matar prefeito

Agência Estado

O Setor de Homicídios - situado em Santana de Parnaíba (Grande SP) - da Delegacia Seccional de Carapicuíba, cidade vizinha, conseguiu no início da madrugada de hoje a prisão temporária dos quatro suspeitos de participação no assassinato do prefeito da cidade paulista de Jandira, Bráz Paschoalin (PSDB). O crime ocorreu na manhã de ontem.

Como durante a noite e aos finais de semana não há como se obter esse tipo de documento na região, o delegado titular do Setor de Homicídios, Zacarias Katzer Tadros, recorreu a um juiz de São Paulo e obteve a prisão de Adilson Alves de Souza, Lázaro Teodoro Faustino. Eles haviam sido detidos ontem, logo após o crime e com vestígio de pólvora nas mãos. A dupla é apontada pela polícia como autora dos disparos contra o prefeito.

A prisão temporária se estende também a Cristiano dos Santos e Felipe dos Santos, localizados pela polícia com material inflamável, que possivelmente seria utilizado para queimar o veículo de Paschoalin.

Até o final da noite de sexta-feira, os suspeitos passavam por exame de corpo de delito no IML de Osasco. Na madrugada de hoje, todos já haviam retornado para Santana de Parnaíba.

Os policiais apenas esperam pela chegada do documento para transferir os quatro a algum Centro de Detenção Provisória (CDP) da região.

 

 


06/08/2010 10:32:13
CALILA NOTÍCIAS

Aumentam as chances de nova eleição em Cansanção depois de ministro do TSE negar recurso de Jarbas

 

A política municipal volta a aquecer os ânimos da população de Cansanção depois da divulgação do Tribunal Superior Eleitoral dia 3/8 através de decisão monocratica do ministro Marcelo Ribeiro, quando negou o seguimento do recurso especial eleitoral movido pelo prefeito eleito do município de Cansanção Jarbas Andrade e seu vice Irênio Machado que tinha como objetivo derrubar a decisão do TRE-BA que impugnou o registro de candidatura de Jarbas.

Com a decisão do ministro Marcelo Ribeiro, aumentaram as possibilidades da realização de novas eleições em Cansanção, porém Jarbas ainda tem a opção de recorrer da decisão do ministro para que o processo seja julgado pelo tribunal.

A decisão do TSE, segundo a redação do portal cansançao saiu em um momento em que a cidade passa por um bom momento administrativo.

Aionda segundo o portal, nos bastidores da política já se ouve muitas conversas a respeito do destino político de Cansanção. Com o recente rompimento do PT local com o grupo político de Ranulfo Gomes, cogita-se a possibilidade de disputa entre três candidatos caso haja novas eleições. "O grupo político do ex-prefeito Ari de Almerindo tem como principal trunfo a boa administração do prefeito interino Rivaldo Pereira que segundo pesquisas internas, tem seu governo aprovado por 53% da população. Já o PT confia na força de sua base que quase por unanimidade defende a candidatura própria. O terceiro nome que é o empresário Ranulfo Gomes carrega a força do apoio do ex-prefeito Zezitinho, do montesantense Vando e do candidato ao governo do estado Geddel Vieira Lima. O jogo está desenhado, agora só nos resta esperar os acontecimentos dos próximos dias para que possamos saber qual será o destino político de Cansanção", relato da redação do Portal Cansanção.

 



PSDB pede investigação de falso evento de apoio à candidatura de Serra.

Extraído de: Estadão  -  18 horas atrás

Mensagem divulgada na internet convida para suposto evento para celebrar aniversário do tucano.

 

O PSDB apresentou nesta sexta-feira, 19, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de investigação para apurar a origem de uma mensagem que circula na internet com convite para evento de apoio à candidatura do governador de São Paulo, José Serra, à Presidência da República. O evento estaria marcado para a noite desta sexta-feira, às 19h30 em um restaurante no bairro do Catete, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

 
Na mensagem veiculada por e-mail, uma suposta entidade que se autodenomina Coordenação da Frente Rio Serra Presidente convida para o encontro de lideranças, militâncias, empresários e outros da sociedade fluminense que apoiam a candidatura de Serra. A mensagem pede confirmação de presença e indica que se trata de uma reunião privada na qual seria comemorado o aniversário de 68 anos do tucano.

 
Na petição apresentada para o TSE, o PSDB e o governador afirmam não ter qualquer envolvimento com a iniciativa e desconhecerem a autoria da mensagem "que não foi jamais autorizada por quem quer que seja". "Pelas características apócrifas da mensagem, aliás, supõe o PSDB que todo o evento não passe de uma farsa engendrada para causar algum impacto ou dano político neste ambiente pré-eleitoral, em que as especulações ganham grande espaço na mídia." O PSDB pediu ao TSE para instaurar um inquérito policial federal para apurar a responsabilidade e autoria da mensagem enviada por e-mail.


 

Pré-candidatos visitam municípios do interior baiano

Aguirre Peixoto, do A TARDE

Faltam ainda quatro meses para o início oficial da campanha eleitoral, mas os pré-candidatos ao governo do Estado já iniciaram um movimento de visitas aos municípios do interior, estabelecendo um contato antecipado com os futuros eleitores. Neste ponto, aqueles que estão à frente de algum cargo públicovantagem, já que podem inaugurar obras, mas correm o risco de infrações à lei eleitoral. levam

Longe da máquina administrativa, o DEM corre para compensar inaugurações de obras feitas pelos adversários. No final de semana, o ex-governador Paulo Souto (DEM) esteve em Itabuna, Itapitanga, Ubaitaba, Jitaúna, Apuarema e Aiquara, na região cacaueira do Estado, conversando com lideranças políticas. O governador Jaques Wagner (PT) viajava para o Oriente Médio com o presidente Lula, mas o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), foi a Campo Formoso assinar ordem de serviço para dar início à construção de sistema de esgotamento sanitário no município, financiado com recursos da sua pasta.

“Eles já começam a construir uma imagem favorável. Do ponto de vista eleitoral, essas ações são vantajosas”, avalia o cientista político Jorge Almeida, também estudioso do marketing político. Ele considera esse movimento já parte da campanha eleitoral, mas ressalta: “Não significa que sejam ações ilegais”.

O advogado Ademir Ismerim, especialista em direito eleitoral, explica que a inauguração de obras públicas pode ser feita até 3 de julho. Por enquanto, está permitido, mas não é possível pedir votos ou fazer qualquer alusão ao processo eleitoral. “Não está vedado participar desses eventos ainda”, diz. Além disso, “o pré-candidato pode se reunir, em ambientes fechados, mesmo que seja para articular a candidatura dele. Ele chega à cidade, faz um encontro que tenha como tema a candidatura, não há problema, caso seja em um ambiente fechado”, diz Ismerim.

Atrativo - Paulo Souto acredita que ter a máquina administrativa nas mãos também pode atrapalhar. “É claro que utilizar a prerrogativa de lançar obras é sempre um atrativo, mas não creio que seja uma desvantagem para nós. Quem está à frente do governo tem que responder pelos problemas enfrentados em algumas áreas” avalia.

A assessoria de comunicação do governador Jaques Wagner ressalta que o início da gestão ocupa-se mais com a preparação do funcionamento do governo. As obras ficam prontas em maior número a partir do terceiro ano de governo, daí a ocorrência das inaugurações.

Geddel afirma que sempre visitou muito as bases políticas. “Evidentemente, estou aproveitando os últimos dias à frente do ministério (antes do prazo para se desincompatibilizar) para lançar as obras”, explica.